top of page
contracorpos.png
assinatura].png
mouraria 53.png
XII Bienal de Arquitetura de sp.png
laje.png
pintura.png
objeto.png
curadoria.png
textos.png
8_Fernando Gomes.jpg
Screen Shot 2020-04-14 at 03.55.04.png
2_Pedro_Alban_.jpg
1_Fernando Gomes.jpg
7_Alan dos Anjos.jpg
6_Milena Abreu.jpg

Residência Fenda
(soundcloud)

Mouraria 53 é um experimento em habitação que envolve investigações em arte, arquitetura, psicologia, sociologia, pedagogia, fotografia (e fotojornalismo). O projeto parte de uma troca entre os proprietários de uma ruína e um coletivo (que se compromete a reformar o casarão em troca de ocupa-lo por quatro anos.

​

Em 2019, o projeto foi o único selecionado do nordeste para a XII bienal internacional de arquitetura de São Paulo (texto).

​

_D8A6296-Pano.jpg
Foto_FernandoGomes-9568.jpg
2020-02-05 13.21.06-4.jpg
2020-02-05 13.21.07-2.jpg

The house as a map

A casa como mapa

(pdf)

Mouraria 53 is an experiment in inhabitation which incorporates investigations in arts, architecture, pedagogy, psychology, photography and photojournalism. The work is also the name of a collective (created in the process of living in). An exchange between the owners of the ruin and the group triggers the process.

​

In 2019, the work was invited to participate in the XII international architecture biennial of São Paulo (exhibition text).

​

IMG_2956.JPG
IMG_9436.JPG

Mouraria 53

​

Alan dos Anjos

 Dário Sales

 Fernando Gomes

Filipe Duarte

 Iago Lobo

 Pedro Alban

 Rodrigo Sena

​

Previous members: 

​

Ivan Depasiri

 Davi Fernandes

 Jonas Ximenes

 Júlia Bittencourt

 Milena Abreu

 Pedro Teixeira

“Assim que fiz a visita com você e ouvi sua fala, fiquei pensando que em vez de discutir a produção das artes visuais no espaço a partir de uma interpretação que é formalizada e sintetizada em um objeto (mais ou menos como acontece na exposição que vi), podemos pensar a partir do regime de relações que são travadas no espaço, seja por meio do atendimento psicológico, da moradia, dos usos do espaço para outros fazeres. Determinados suportes como a pintura, o desenho e até a própria exposição podem participar desses processos, mas não encerram em si a experiência da arte. “

 

Uriel Bezerra (conversa por email)

currículo.png
sobre.png
contato.png
bottom of page