top of page
XII Bienal Internacional de Arquitetura
Centro Cultural São Paulo
Curadoria: Vanessa Grossman, Charlotte Malterre-Barthes, Ciro Miguel
2019
XII Bienal Internacional de Arquitetura
Centro Cultural São Paulo
Curadoria: Vanessa Grossman, Charlotte Malterre-Barthes, Ciro Miguel
2019
Residência Fenda
(soundcloud)
Mouraria 53 é um experimento em habitação que envolve investigações em arte, arquitetura, psicologia, sociologia, pedagogia, fotografia (e fotojornalismo). O projeto parte de uma troca entre os proprietários de uma ruína e um coletivo (que se compromete a reformar o casarão em troca de ocupa-lo por quatro anos.
Em 2019, o projeto foi o único selecionado do nordeste para a XII bienal internacional de arquitetura de São Paulo (texto).
Mouraria 53 is an experiment in inhabitation which incorporates investigations in arts, architecture, pedagogy, psychology, photography and photojournalism. The work is also the name of a collective (created in the process of living in). An exchange between the owners of the ruin and the group triggers the process.
In 2019, the work was invited to participate in the XII international architecture biennial of São Paulo (exhibition text).
Mouraria 53
Alan dos Anjos
Dário Sales
Fernando Gomes
Filipe Duarte
Iago Lobo
Pedro Alban
Rodrigo Sena
Previous members:
Ivan Depasiri
Davi Fernandes
Jonas Ximenes
Júlia Bittencourt
Milena Abreu
Pedro Teixeira
“Assim que fiz a visita com você e ouvi sua fala, fiquei pensando que em vez de discutir a produção das artes visuais no espaço a partir de uma interpretação que é formalizada e sintetizada em um objeto (mais ou menos como acontece na exposição que vi), podemos pensar a partir do regime de relações que são travadas no espaço, seja por meio do atendimento psicológico, da moradia, dos usos do espaço para outros fazeres. Determinados suportes como a pintura, o desenho e até a própria exposição podem participar desses processos, mas não encerram em si a experiência da arte. “
Uriel Bezerra (conversa por email)
bottom of page